Ho´ponopono

Sinto muito; Perdoa-me; Amo-te; Obrigada

O Ho´ponopono é uma técnica ancestral de origem havaiana que se tornou amplamente conhecida como ferramenta de cura e de perdão.

A palavra é formada por hoo, que significa causa, e ponopono, que significa perfeição. Numa tradução livre o sentido da expressão seria algo como corrigir um erro. Esta é uma prática bastante antiga desenvolvida pelos Kahunas, nome dado aos sábios havaianos, para purificar a mente e eliminar pensamentos negativos, mágoas e diversos outros tipos de problemas e ressentimentos. Uma ressalva apenas para esclarecer que esta prática não possui nenhuma ligação com qualquer religião em especial, podendo por isso ser realizada por pessoas que tenham as mais diferentes crenças.

O Ho’oponopono é uma técnica de meditação que coloca o homem em contato com o seu mais profundo eu, onde a aceitação e a consciencialização de todos os potenciais e das fraquezas são a chave para alcançar a paz interior. A meditação Ho´ponopono é uma ferramenta para o bem estar onde através da gratidão, resolvemos mágoas e feridas do passado, criando, assim, um estado de paz.

Muitas vezes o foco do problema não está no outro, nos pais, nos filhos, no/ companheiro/a, no patrão, no colega… e sim na própria pessoa. O difícil é ver isso e aceitar que fazemos parte daquilo que nos desagrada.

A meditação Ho´ponopono permite-nos começarmos a tratarmo-nos melhor, a amarmo-nos mais e a dar valor à vida que temos hoje, pois ela por si só já é uma verdadeira bênção.

O Ho’oponopono tem o poder de resolver situações recorrentes e relacionamentos perturbadores que atrapalham o caminho.

Estes são alguns dos benefícios do Ho´ponopono:

  • aprender a ressignificar sentimentos negativos e transformá-los em algo mais positivo e construtivo;
  • encontrar a paz interior após sofrer uma decepção;
  • eliminar a sobrecarga emocional causada por mágoas e o sentimento de culpa;
  • praticar o amor ao próximo e a si mesmo;
  • reconhecer a sua força interior e capacidade de superar desafios;
  • desenvolver a compaixão, a empatia e o amor (próprio, ao outro e ao universo);
  • auto-controle;
  • reduzir os níveis de estresse e encontrar a paz interior.
  • melhorar a concentração e a memória;
  • aumentar da saúde física e mental;

Para praticar o Ho´oponopono basta repetir, mentalmente ou em voz alta, o seguinte mantra: Sinto muito, me perdoe; te amo e sou grato (podes até alterar a ordem se isso te fizer mais sentido). Não há um padrão de vezes para repetir, depende exclusivamente de como cada um se sente em relação àquilo que deseja curar no seu interior. Eu gosto de acrescentar no final o meu nome (quando é para mim que o faço).

Vê o significado de cada uma das quatro etapas do mantra:

Sinto muito: nós somos responsáveis por tudo aquilo que sentimos. Esta primeira parte do mantra é o momento para reconheceres a tua responsabilidade em relação ao que te aflige e para o que precisas de ajuda para resolver no teu interior.

Perdoa-me: aqui eliminamos os sentimentos nocivos do nosso interior através da busca pelo perdão (este pedido tanto pode ser dirigido para outra pessoa como para ti mesmo).

Amo-te:  é aqui que mostramos que não temos a intenção de rejeitar aquela pessoa (nós ou outros) ou a situação, sabemos que através do amor conseguimos a transformação desejada. Faz deste momento um momento de demonstração de amor próprio, de amor ao próximo ou ao universo de uma forma geral.

Obrigada: por fim, é necessário exercer a gratidão por estar vivo e por todas as oportunidades de aprendizagem, mesmo que tenham sido mais desafiadoras do que desejaríamos que tivessem sido. Ser grato por tudo o que já temos é fundamental para conseguir eliminar as crenças limitantes da tua mente.

É absolutamente essencial que realmente sintas no teu coração o que cada uma das frases sugere, para que o teu desejo de cura do problema em questão seja genuíno.

E quando o devo praticar?

Podes usar a técnica do Ho´oponopono nas mais diversas situações, podes escolher torná-lo parte da tua rotina ou usar apenas quando sentires a necessidade de eliminar algum pensamento negativo, ou algo que seja doloroso para ti. Neste sentido, um desentendimento com outra pessoa, um comportamento teu que te prejudique, uma mágoa que guardas há muito tempo, um remorso ou qualquer outra coisa que te aflija pode ser usada para mentalizares durante a prática.

Através da repetição do mantra “sinto muito, perdoa-me, amo-te e obrigada”, e de sentires no teu peito verdadeiramente o que ele diz; irás conseguir libertares-te das ideias que te estão a limitar, magoar e a impedir-te de ser plenamente feliz. Assim, as ideias negativas são eliminadas e a tua consciência fica preenchida por pensamentos de luz e inspirações positivas. Repete as palavras de todo o teu coração e perceberás o quanto elas podem ser transformadoras.

O ideal é realizar o Ho´oponopono num local tranquilo, sem interrupções, para que possas concentrar-te e entregares-te totalmente ao momento. Podes mesmo prática-lo como uma forma de relaxamento antes de dormir, para que consigas aquietar a mente e o coração e adormecer com maior facilidade, principalmente se estiveres a passar por uma fase delicada.

Para que possas já experimentar e começar a pôr em prática, deixo-te aqui uma meditação guiada de Ho´ponopono.

Espero que tenhas gostado do texto que preparei para ti e de conhecer mais sobre esta incrível prática havaiana.
Desejo que ela te possa ajudar a superar desafios e a encher o teu coração de luz e amor.
Comenta e compartilha este artigo nas tuas redes sociais para que mais pessoas conheçam este poderoso exercício de perdão e cura.

Deixe um comentário