SAR – Sistema de Activação Reticular

Tenho a certeza de que isto já te aconteceu.

Existem situações da vida que acontecem e parecem mesmo ter sido combinadas, como quando estás a pensar numa música e ligas o rádio e… lá está ela a tocar, ou quando te atrasaste e desejas muito que o teu autocarro também esteja tão atrasado como tu e quando chegas à paragem descobres que esse teu pensamento se tornou realidade e ali está ele a chegar também, atrasado como tu, e consegues ainda apanhá-lo.

A verdade é que nada acontece por acaso e essas pequenas coincidências nada mais são do que frutos da Lei da Atração. 🧲

Já ouviste falar nela, não é verdade?
Para que possas perceber do que se fala quando falamos da Lei da Atração é preciso conheceres o Sistema de Activação Reticular (SAR).

SAR é algo que todos possuímos.
O Sistema de Activação Reticular (SAR) é uma pequena parte do cérebro mas tem um papel bastante importante nas nossas vidas. 🧲

Ao longo de um só dia o cérebro recebe bilhões de informações (cerca de dois bilhões) vindas de diferentes fontes, e claro, ele não consegue armazenar todas as informações que recolhe, e nem tão pouco processar a maioria delas, por isso nós temos esta espécie de porteiro do cérebro que, tal como se fosse um porteiro de verdade, só deixa passar a informação que foi “convidada”.
Ele filtra as informações que acha mais importantes ao nosso redor e só deixa passar essas. E como é que ele sabe o que é importante?
Bom, ele baseia a sua escolha nas nossas crenças.

Dito por outras palavras, ele baseia-se naquilo em que tu colocas a tua atenção, o teu foco, e desta forma és tu quem lhe diz, o que é que ele deve procurar, para ti.

Dos milhões de dados que chegam ao teu cérebro, ele só permite a entrada de uma pequena percentagem na tua mente consciente e, posteriormente, no subconsciente, respeitando o limite com que o sistema nervoso central pode lidar de uma só vez. 

A sua função é servir como um filtro para que a mente não fique sobrecarregada com a quantidade de informações que recebe todos os dias, incluindo sons, cheiros, pensamentos, sentimentos e imagens.
A partir daqui, como poderás compreender uma pessoa pode dar maior destaque a pensamentos positivos ou negativos, de acordo com as suas experiências de vida e será apenas mais disso que ela receberá.

Nada agrada tanto ao SAR como dar-nos mais daquilo que ele sabe que gostamos.😉
Para que possa ficar um pouco mais claro para ti deixa-me dar-te alguns exemplos:
Lembras-te quando quiseste comprar aquele carro/vestido/sapatos/férias (qualquer coisa que querias muito, muito, muito, mesmo) e de repente parecia que toda a gente à tua volta tinha aquele carro/vestido/sapatos/férias?
Parecia que todos se tinham lembrado ao mesmo tempo, da mesma coisa?

Isso era o teu SAR a trabalhar no teu foco.
O teu FOCO era ter “aquilo”, a tua atenção estava concentrada “naquilo” e o teu SAR recolhia, processava e dava-te toda a informação acerca do que sabia que tu querias.

E aí tens a Lei da Atração a funcionar.
Repara é que esta lei funciona tanto para atrair coisas positivas como para as negativas, cabe-te a ti decidir para que lado irás direcionar a tua mente.

Alguma vez reparaste: 

Que as pessoas que estão sempre a dizer que são muito inseguras, são mesmo muito inseguras? Sempre!

Que as pessoas que dizem que não conseguem alcançar o peso ideal, nunca o conseguem mesmo?

Que as pessoas que dizem que nunca lhes sobra dinheiro, têm graves problemas financeiros?

Que quem diz que não é feliz no amor, nunca conseguem alguém que as ame?

Que tudo parece acontecer a quem já é (ou se faz) de coitadinho?

Se insistem em repetir o negativo então é isso que o SAR continuará a dar-lhes!
O nosso cérebro não distingue o que é verdade e o que não é; queres um exemplo?
Quando estás a sonhar e tens um pesadelo, não está a acontecer realmente mas acordamos assustados.
Mas a maior prova disto é a auto sabotagem; se não acreditas que és capaz de algo, o teu cérebro vai trabalhar para que isso seja verdade, e boicotar-te…

A boa notícia é que é possível agir para que o Sistema Activação Reticular (SAR) aprenda a receber exatamente os dados que tu desejas.
Se ao longo de 30 dias, fizeres afirmações positivas, podes por exemplo afirmar para ti algo como “o mundo está cheio de pessoas incríveis”, e assim estarás a moldar esse filtro para que realmente acredites nisso e isso passe a ser uma realidade. 

A partir deste pensamento, passarás a reparar mais nas pessoas fantásticas que estão ao teu redor.
Se pensares ao contrário e deres maior foco à ideia de que todos os indivíduos são maus e não prestam, o mesmo irá acontecer, pois verás apenas as coisas negativas.
Afinal, nada é sobre o acaso e sim sobre as crenças que escolhes aceitar como a tua verdade e manter armazenadas na tua mente subconsciente, pois são elas que irão determinar o que o universo te irá enviar.
Foca-te no que queres e não no que não queres.🎯
Se precisas de mais dinheiro foca-te em ter mais, te garanto que o teu cérebro vai procurar como o fazer.
Se queres ter sucesso no teu negócio, enquanto trabalhas esforçadamente, visualiza-te sendo bem sucedido.
 
O teu cérebro pode ser o teu maior aliado ou o teu maior inimigo; tu escolhes!💪🏻

PS – Os pensamentos são verdadeiramente poderosos, contudo é fundamental que eles sejam a semente geradora das tuas ações.
De nada adianta quereres apanhar o autocarro sem te apressares para isso; o universo precisa de uma atitude da tua parte para que a tua ideia se concretize.
A ferramenta AAM (arregaçar as mangas) é fundamental para alcançares aquilo que desejas.
Agora que já sabes como funciona a Lei da Atração e o teu SAR, não tens desculpa para não começares a usá-los. Se precisares de ajuda no caminho, conta comigo!

Deixe um comentário