
Hoje quero falar-te de outro sentimento tão mal amado como a raiva de que falámos num outro post.
A INVEJA.
Com certeza que já deves ter reparado que a maior parte das pessoas não se acha invejosa mas, considera-se invejada.
Sendo a inveja um dos Sete Pecados Mortais e, como tal associada à cobiça, ganância e ambição desmedida, não é de estranhar que a grande maioria das pessoas nunca assuma sentir tal sentimento.
O facto de a maior parte de nós ter sido criado dentro de um contexto moral e religioso faz com que a inveja ainda seja motivo de vergonha mas, na verdade, cada vez mais pessoas abandonam esta velha ideia e demonstram até orgulho em ter o que ouvimos chamar de inveja positiva, a famosa inveja boa.
Se no clássico “A Divina Comédia” de Dante os invejosos iam direitinho para o purgatório e lá lhes coziam os olhinhos para não olharem e invejarem mais ninguém, atualmente sentir inveja, mais do que outra coisa qualquer, representa crescimento, evolução e materialização de sonhos em todos os sentidos.
Ora vamos lá por partes, existe sim uma inveja que é má, que é negativa; é a inveja daqueles que observam tudo e todos, o que têm e o que não têm, e reclamam das dificuldades, da falta de oportunidades, mas não tiram o rabiosque da cadeira para se pôr a trabalhar.
Já a Inveja Positiva ao invés de querer aquilo que os outros têm e ponto final, vê nos outros exemplos, referências positivas, para conquistar para si mesmo na sua vida pessoal e profissional.
A Inveja positiva diz: Eu também quero “ter” aquilo. E motiva-nos verdadeiramente a trabalhar para realizar os seus desejos, metas e objetivos.
Por exemplo, uma mulher vê outra mulher com um corpo que considera lindo e, de certa forma, é a sua inveja que a faz ter cuidados com a alimentação, fazer exercício, para chegar ao mesmo nível.
Se ao conquistar isso ela se sente mais feliz, com a auto-estima em altas e realizada, poderemos dizer que esta inveja é negativa
Transforma a Inveja em Inspiração.
Quando sentires inveja pára para pensar de que é que estás a sentir inveja.
Pode ser das roupas, da comida, do estilo, das viagens, das posses, das conquistas… não te enganes, todos os que venceram honestamente na vida já sentiram inveja positiva de alguém também, a diferença é que em vez de se amargurarem ou cobiçar por cobiçar, estas pessoas determinadas colocaram-se em ação para obter aquilo que queriam e acreditavam merecer ter.
Assim, ao invés de serem meros espectadores das conquistas dos outros, eles fizeram destas o espelho que precisavam para ir mais além e construir a sua própria história de sucesso.
A inveja positiva foi o motor!
Então, da próxima vez que sentires inveja de alguém, transforma essa inveja em algo positivo e inspira-te para conquistares resultados cada vez mais extraordinários na tua vida.
Usa o lado bom da inveja!